O blog em questão tem por objetivo evidenciar o conhecimento abstraído em sala de aula de forma a apresentar de modo sucinto os processos básicos da Gestão de Pessoas, os quais são: Agregar, Aplicar, Recompensar, Desenvolver, Manter e Monitorar pessoas, bem como compartilhar as novidades e as inovações que surgir na área de Gestão de Pessoas. É administrado por alunos do curso de Administração da Universidade Federal de Viçosa - CRP, sob a orientação da professora Fernanda Machado Freitas.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Estudo de caso a ser analisado nos comentários:


A empresa ZAP, grande produtora de pneus do triangulo mineiro, designou a sua gerente Mônica, a responsabilidade de avaliar a rotatividade de pessoal da sua empresa. Os primeiros dados mostravam que:

Os empregados responsáveis pelo controle de qualidade dos produtos finais têm alto índice de rotatividade entre o segundo e o sexto mês de trabalho.

No setor de entrega ao consumidor intermediário há destacado numero de demissão por funcionário por mais de u ano de trabalho.

De que forma o processo de treinamento de recrutamento e seleção pode estar relacionados aos fatos observados? O que você proporia para aperfeiçoar o processo de agregar pessoas?

(Estudo de caso dado em sala de aula, na disciplina ADE 321 – Gestão do trabalho humano em organizações II - pela professora Fernanda Freitas)

Postado por C. Jacqueline Xavier.

3 comentários:

  1. Conforme a teoria, recrutamento é atrair um número suficiente de pessoas potencialmente qualificadas e seleção é eleger o melhor candidato a vaga adequada a ele. Observamos no caso, uma rotatividade de funcionários em alguns meses e a demissão após algum tempo de trabalho e por meio desses fatos notamos que o processo de recrutamento e seleção pode sim, estar relacionado. Principalmente quando a empresa não adota políticas definidas e claras para contratação de seus funcionários, consistindo assim, em não estabelecer um perfil esperado para o cargo. Não sendo uma falha no processo de recrutamento, mas sim no de seleção, onde os requisitos dos cargos e o perfil dos candidatos não são comparados e levando consequentemente a uma decisão pouco coesa.

    ResponderExcluir
  2. Podemos perceber claramente na empresa Zap que algo de errado acontece no seu processo de recrutamento e seleção. Um fato que chama a atenção é o de que os funcionários responsáveis pelo controle da qualidade dos produtos finais tem alto índice de rotatividade justamente em seus primeiros 6 meses de trabalho; esta situação pode estar ocorrendo devido a falta de esclarecimento e foco no que deve ser feito. Ao recrutar e selecionar pessoas para trabalhar com qualidade é preciso definir e orientar bem o funcionário para quais atividades serão desenvolvidas, o profissional de RH deve atentar-se para o perfil ideal para preencher esta vaga, pois é um cargo que demanda conhecimento específico sobre o que será desenvolvido e quais requisitos devem ser cumpridos. Tal rotatividade deve estar acontecendo por causa da falta de experiência dos profissionais que estão sendo contratados para trabalhar nesta área e quando se deparam com algumas situações difíceis se dão conta de que não estão preparados.
    O segundo fato geralmente ocorre quando há excessivas horas de trabalho e sobrecarga de trabalho, é necessário rever o quadro de funcionários, analisar se já é hora de realizar novas contratações.

    ResponderExcluir