O blog em questão tem por objetivo evidenciar o conhecimento abstraído em sala de aula de forma a apresentar de modo sucinto os processos básicos da Gestão de Pessoas, os quais são: Agregar, Aplicar, Recompensar, Desenvolver, Manter e Monitorar pessoas, bem como compartilhar as novidades e as inovações que surgir na área de Gestão de Pessoas. É administrado por alunos do curso de Administração da Universidade Federal de Viçosa - CRP, sob a orientação da professora Fernanda Machado Freitas.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Treinamento o que é? Propicia Benefícios ou Custos?



O treinamento (segundo Chiavenato 1999)," é o processo de ensinar aos novos empregados as habilidades básicas que eles necessitam para desempenhar seus cargos de maneira excelente. Um dos propósitos citados do treinamento, é aumentar a produtividade dos indivíduos em seus cargos, influenciando seus comportamentos.". Ainda ressalta que "o treinamento compreende uma educação profissional voltada para melhorar a performance dos treinados dentro da empresa em que trabalham."
O treinamento é uma prática indispensável a qualquer organização que busca o constante aprimoramento das habilidades e constante aprendizado de seus profissionais. Com um mercado cada vez mais competitivo e exigente a busca pelo conhecimento se torna cada vez mais frequente. Os profisssionais devem estar atualizados e preparados para saberem lidar e se adaptarem as mudanças proporcionadas por tais inovações. E principalmente estar capacitados para fazer aquilo que é importante para o cliente.
As organizações são as principais responsáveis pelo estimulo à aprendizagem e ao aprimoramento do seu capital intelectual constituído por seus colaboradores. Treinar é propiciar melhoria e formação das competências dos colaboradores.
Por que não valorizar e capacitar o melhor e maior ativo da empresa? - As pessoas;
Elas são o combustível que movem a empresa e por isso devem ser valorizadas e cuidadas.

Uma das questões mais discutidas é : o treinamento propicia benefícios ou custos?
Esta ai uma questão instigante para ser discutida. Há vários relatos que o treinamento só gera custos, e que o profissional acaba saindo da empresa e indo trabalhar para o concorrente. Não discordo deste acontecimento, porém é possível mudar esta visão e também a atitude destes profissionais.
O gestor deve estar atento ao que acontece dentro da organização, ele pode oferecer um treinamento por mês, mas se o profissional não estiver motivado e satisfeito com a atividade que é desempenhada por ele, de nada adiantará tal treinamento.
  1. O profissional pode estar indo ao treinamento não para aprender e aprimorar suas habilidades, mas sim porque seu superior exigiu que ele fosse. De forma que tal atitude se torna somente um custo para a empresa que não lhe trará retorno.
  2. Outra situação que geralmente acontece é que a empresa oferece vários treinamentos para aprimorar o conhecimento de seus profissionais, porém não lhes concedem motivação nenhuma para que eles trabalhem e ofereçam o melhor de si em suas atividades. Profissionais desmotivados não produz com eficiência, podemos citar o famoso ditado " empurra com a barriga" as atividades desenvolvidas por eles.
  3. O treinamento oferece vários benefícios tanto a empresa quanto ao colaborador, porém deve fazer parte de um pacote que contenha (motivação, conhecimento, estimulo ao crescimento e desenvolvimento de habilidades e principalmente profissionais satisfeitos e que amam o que desempenham dentro da organização.
Considero o treinamento como um benefícil inestimável para a organização, pois denota que tanto os gestores quanto os profissionais envolvidos estão procurando se desenvolverem para proporcionar crescimento e competitividade a organnização a que pertencem.

Termino dizendo que: "Profissionais motivados e preparados são autoconfiantes e amam o que fazem"


Bibliografia: CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 1999.



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