A Administração Científica baseava-se na concepção do homoeconomicus, a qual o comportamento das pessoas é motivado apenas pela recompensa salarial e material do trabalho. Esta visão de homem mudou com a tão famosa experiência de Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo e sua equipe. Ela teve o mérito de demonstrar que o pagamento ou recompensa salarial não é o único fator decisivo na satisfação do indivíduo dentro das situações de trabalho (CHIAVENATO, 2000).
O ser humano não é motivado apenas por estímulos econômicos e salariais, mas por recompensas sociais e simbólicas. O comportamento humano é determinado por causas que muitas vezes escapam do entendimento do homem. Essas causas chamam-se necessidades ou motivos, que por serem forças consideradas abstratas, levam o indivíduo a um determinado comportamento muitas vezes inexplicável em busca da satisfação de suas necessidades (ELTON MAYO, apud CHIAVENATO, 2000).
As vezes as atividades sempre são desenvolvidas com o maior cuidado, atenção e profissionalismo possível, mas jamais são reconhecidas.
Isto acaba desestimulando os profissionais fazendo com que eles desenvolvam de qualquer maneira seu trabalho e passem a não mais ver oportunidades para a própria empresa além de estar ali todos os dias, fazendo as mesmas coisas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário