Nesta era de competitividade global o profissional moderno necessita estar atualizado não apenas com o desenvolvimento dos negócios, mas espera-se deste um investimento pessoal que o capacite para os mais diferentes ambientes de atuação, ou seja, para a vida. Destes profissionais, se destacam àqueles que diante das mudanças apresentam maior flexibilidade e autogerenciamento. Exige-se muito mais do profissional moderno que daquele de alguns anos atrás. Para tanto, as empresas buscam atualmente no mercado de trabalho, profissionais líderes, que mesmo não ocupando cargo de liderança, possua a competência de influenciar outros a agir.
Diferente do profissional tradicional que trabalha de forma linear, que recebe ordens de cima para baixo num ambiente impessoal e muitas vezes crítico, com mecanicismo e disciplina que resultam em áreas de trabalho tensas e sem a valorização do capital humano. Já o profissional moderno atua em equipe, tem metas profissionais e pessoais e possui consciência do que é imprescindível para seu desenvolvimento. Afinal, a competitividade é ferrenha.
Neste cenário os profissionais necessitam além de especialização profissional e se necessário, ser multifuncionais; ter equilíbrio nas inteligências racional, emocional e principalmente, desenvolver e/ou aprimorar a inteligência espiritual (QS), uma nova competência da década de 90, valorizada nas organizações e na sociedade.
Novos métodos de conhecimento e capacitação permitem ao profissional moderno crescimento profissional, pessoal e estilo empreendedor. Desta forma, o profissional que tem um plano de carreira e de vida, gerencia sua carreira como se fosse sua empresa.
No mundo corporativo, o profissional se adéqua às mudanças e têm consciência desta necessidade, daí a importância do desenvolvimento de novas habilidades e conhecimentos. Motivação, criatividade, resiliência, trabalho em equipe, entre outras, no profissional moderno há sempre algo a desenvolver. Afinal, o homem é um eterno aprendiz.
Por Helena Ribeiro: http://www.artigonal.com/recursos-humanos-artigos/o-profissional-moderno-o-profissional-tradicional-3610764.html
O blog em questão tem por objetivo evidenciar o conhecimento abstraído em sala de aula de forma a apresentar de modo sucinto os processos básicos da Gestão de Pessoas, os quais são: Agregar, Aplicar, Recompensar, Desenvolver, Manter e Monitorar pessoas, bem como compartilhar as novidades e as inovações que surgir na área de Gestão de Pessoas. É administrado por alunos do curso de Administração da Universidade Federal de Viçosa - CRP, sob a orientação da professora Fernanda Machado Freitas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário