O blog em questão tem por objetivo evidenciar o conhecimento abstraído em sala de aula de forma a apresentar de modo sucinto os processos básicos da Gestão de Pessoas, os quais são: Agregar, Aplicar, Recompensar, Desenvolver, Manter e Monitorar pessoas, bem como compartilhar as novidades e as inovações que surgir na área de Gestão de Pessoas. É administrado por alunos do curso de Administração da Universidade Federal de Viçosa - CRP, sob a orientação da professora Fernanda Machado Freitas.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010



Trabalhar em equipe é decisivo para obter sucesso
Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC





Compor boa equipe de trabalho é desafio de toda administração nos dias de hoje. Mas escolher os profissionais e mantê-los motivados para trabalhar supera o nível de dificuldade.

O sucesso de se trabalhar em grupo depende muito da colaboração de todos os profissionais, porém, também exige que o chefe, aquele que deve liderar a equipe, tenha sabedoria para conduzir todos os seus colaboradores.

Quem está à frente precisa ter cuidado para não demonstrar arrogância e rispidez - uma vez que está extremamente focado nos objetivos da empresa. "Esse tipo de conduta acaba desmotivando a equipe, as pessoas ficam no ‘piloto automático''. É preciso que o grupo se sinta livre para expressar sua opinião. Além disso, todos os profissionais devem ser tratados de igual para igual", observa Edson Rodriguez, consultor em gestão de pessoas e orientação profissional, diretor da Your Life do Brasil e sócio da Thomas Brasil.

Segundo ele, é preciso ter ponderação diante do grupo liderado, além de saber como cada profissional costuma agir frente às situações diárias. "Quando isso é feito, todos se sentem motivados e focam num mesmo objetivo", analisa Rodriguez.

Máscara - O consultor explica que utilizar uma ‘máscara profissional'' é sempre bem-vindo no mundo corporativo. "Isso significa que um sorriso ou o simples ato de cumprimentar os colegas de trabalho, olhar para a pessoa enquanto ela fala e explicar didaticamente os objetivos da empresa, de forma cordial, não é ‘forçar a barra''. São artifícios para se ter a equipe empenhada. Se isso não for feito, os funcionários se armam contra o chefe."

Ou seja, cada profissional precisa ‘sentir'' que tem seu papel e valor dentro da equipe. Isso traz autoconfiança e motivação, faz com que ele se sinta responsável e capaz de realizar o trabalho. Para tanto, é fundamental que os erros sejam tratados como oportunidades de melhoria e, nesse caso, é preciso achar responsáveis e não culpados.

Com profissionais mais motivados e melhor preparados, os problemas de comunicação nos grupos serão minimizados, e o trabalho terá resultado muito mais satisfatório.

Se uma empresa consegue equacionar a motivação com o preparo dos funcionários está resolvendo praticamente 80% de seus possíveis problemas.

Variação - O trabalho em equipe pode ser transitório (apenas para alguns projetos) ou permanente. Nos dois casos, cada funcionário precisa ter, claramente, a consciência de qual é o seu objetivo dentro da equipe.

Por fim, o consultor dá uma dica: "quem não consegue trabalhar em equipe nos dias de hoje, irá enfrentar problemas, pois os trabalhos individuais foram informatizados e o que restou foram os projetos concretizados por grupos, onde cada departamento empresarial depende do outro."


http://www.dgabc.com.br/News/5827266/trabalhar-em-equipe-e-decisivo-para-obter-sucesso.aspx


Por Natália Purcina: "Toda equipe é um grupo, porém nem todo grupo é uma equipe."
Um dos grandes obstáculos para o crescimento corporativo e conseqüentemente da empresa é a falta de pessoas eficientes, a perda de entusiasmo, a falta de motivação. Não podemos esquecer que estamos trabalhando com pessoas humanas e não com instrumentos ou máquinas. A maioria das empresas hoje reconhece em Recursos Humanos uma função organizacional estratégica, voltada efetivamente para a gestão de pessoas e equipes. É uma atividade que, embora operacional, é também de nível estratégico e contribui para os resultados das empresas, a partir de uma consciência de que sem pessoas qualificadas e motivadas, nenhuma organização tem sucesso. E , para obter essa motivação é preciso união, é necessário trabalhar em equipe em prol dos mesmos objetivos. Uma vez que no trabalho em equipe, quando um perde, todos perdem; quando um ganha, todos ganham; quando todos cooperam, fica mais fácil realizar as atividades e os serviços ganham em produtividade e qualidade.

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