O elogio e a crítica são duas ferramentas essenciais da gerência. Se utilizadas adequadamente, muito contribuem para o desenvolvimento da eficácia e das atitudes do empregado no trabalho. Mas o elogio precisa ser adequadamente aplicado, oportuno e realmente merecido. Pressupõe a permanente utilização de tato pelo gerente para perceber a ocasião, a objetividade para focar o problema a ser tratado, o sentido de justiça para abarcar os seus diferentes ângulos e perspectivas, a sensibilidade e a habilidade para se relacionar com os colaboradores. Sem esses pressupostos, tanto a repreensão pode perder significado e até ser contraproducente quanto o elogio pode ser igualmente ineficaz.
O elogio não é a panacéia para todos os males, capaz de curar quaisquer problemas de relações humanas. O elogio não merecido soa como um ato manipulativo, injusto, verdadeiro insulto a uma pessoa adulta.
O gerente, que tem o hábito do "elogio fácil", dirigido a torto e a direito, dá a impressão de que se contenta com pouco, e assim, inadvertidamente estimula o desempenho medíocre de seus subordinados. Tal hábito, em vez de estabelecer um clima de camaradagem e descontração, cria uma cultura de lassidão e de pouco empenho no trabalho, redundando, ao fim e ao cabo, num nível de desempenho, tanto da equipe como de seus membros, em espiral descendente de qualidade e produtividade.
Aprenda a guardar os seus elogios para eventos que efetivamente mereçam. Só assim você estimulará os seus subordinados a desenvolverem-se tanto como indivíduos quanto como profissionais.
A não ser que o elogio reflita o reconhecimento efetivo por um bom trabalho, ele deprecia tanto a pessoa que o recebe quanto aquilo que foi realizado. O reconhecimento por meio de elogio de um trabalho simples, bem-feito, só funciona uma vez. A sua reiteração a partir daí indica falta de apreciação efetiva na competência do subordinado. Portanto, faça elogios proporcionalmente à responsabilidade e à complexibilidade dos resultados alcançados.
O colaborador não se sente confortável em receber um elogio por algo que realizou, se os seus colegas o fazem igualmente tão bem quanto ele. Mas, se mesmo assim, o seu elogio contribui para melhorar o desempenho do colaborador, transmita o seu reconhecimento de forma reservada, e agradeça os esforços que ele faz para progredir.
Leia mais: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/elogie-efetivamente-o-bom-desempenho/49864/
O elogio não é a panacéia para todos os males, capaz de curar quaisquer problemas de relações humanas. O elogio não merecido soa como um ato manipulativo, injusto, verdadeiro insulto a uma pessoa adulta.
O gerente, que tem o hábito do "elogio fácil", dirigido a torto e a direito, dá a impressão de que se contenta com pouco, e assim, inadvertidamente estimula o desempenho medíocre de seus subordinados. Tal hábito, em vez de estabelecer um clima de camaradagem e descontração, cria uma cultura de lassidão e de pouco empenho no trabalho, redundando, ao fim e ao cabo, num nível de desempenho, tanto da equipe como de seus membros, em espiral descendente de qualidade e produtividade.
Aprenda a guardar os seus elogios para eventos que efetivamente mereçam. Só assim você estimulará os seus subordinados a desenvolverem-se tanto como indivíduos quanto como profissionais.
A não ser que o elogio reflita o reconhecimento efetivo por um bom trabalho, ele deprecia tanto a pessoa que o recebe quanto aquilo que foi realizado. O reconhecimento por meio de elogio de um trabalho simples, bem-feito, só funciona uma vez. A sua reiteração a partir daí indica falta de apreciação efetiva na competência do subordinado. Portanto, faça elogios proporcionalmente à responsabilidade e à complexibilidade dos resultados alcançados.
O colaborador não se sente confortável em receber um elogio por algo que realizou, se os seus colegas o fazem igualmente tão bem quanto ele. Mas, se mesmo assim, o seu elogio contribui para melhorar o desempenho do colaborador, transmita o seu reconhecimento de forma reservada, e agradeça os esforços que ele faz para progredir.
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