O blog em questão tem por objetivo evidenciar o conhecimento abstraído em sala de aula de forma a apresentar de modo sucinto os processos básicos da Gestão de Pessoas, os quais são: Agregar, Aplicar, Recompensar, Desenvolver, Manter e Monitorar pessoas, bem como compartilhar as novidades e as inovações que surgir na área de Gestão de Pessoas. É administrado por alunos do curso de Administração da Universidade Federal de Viçosa - CRP, sob a orientação da professora Fernanda Machado Freitas.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Diferença entre Recrutamento e Seleção

Segundo Francisco Lacombe

RECRUTAMENTO é um sistema de informações, que visa atrair candidatos potencialmente qualificados, dos quais serão selecionados futuros funcionários da organização. Trata-se de um trabalho de pesquisa junto às fontes capazes de fornecer à organização um número suficiente de pessoas. Existem tipos de Recrutamento:

Recrutamento Interno: Acontece dentro da empresa. Ele costuma envolver: Transferências, Promoções, Promoções com transferências, Programas de Desenvolvimento Pessoal e Plano de Carreira. O recrutamento dentro da empresa evita despesas com anúncios, honorários com agências de emprego, etc.
Recrutamento Externo: Acontece fora da empresa. A empresa traz “sangue novo” e experiências novas, mantendo-se atualizada em relação às práticas adotadas pelas demais organizações. No entanto, é um processo mais caro, pois envolve despesas com anúncios, honorários de agencias de recrutamento etc. São fontes de Recrutamento Externo: Cadastro de Currículos, Anuncio de jornal, Cartazes e panfletos, Agencia de empregos, etc.

SELEÇÃO é a escolha da pessoa certa para o cargo certo, ou seja, a escolha, entre os candidatos recrutados, dos mais adequados aos cargos existentes, com o objetivo de manter ou aumentar, tanto a produtividade quanto os resultados. Visa proporcionar a adequação do homem ao cargo e a eficiência do homem no cargo.

Enquanto o RECRUTAMENTO é um processo de coleta de informações, a SELEÇÃO é um processo de comparação e decisão:
Comparação entre: requisitos que o cargo exige de seu ocupante; e perfil das características dos candidatos.
Decisão: situação em que é feita a escolha final pelo requisitante.


Postado por: Pollyana Lopes

2 comentários:

  1. "O recrutamento eficaz é aquele que capta a pessoas certa para a vaga certa, com competências essenciais para o momento em q a empresa esta vivendo onde este profissional poderá agregar e contribuir para o desenvolvimento contínuo da organização".

    ResponderExcluir
  2. Pessoal,

    No link abaixo mais informações sobre um processo de seleção automatizado em workflow:
    http://www.supravizio.com/Gestao-de-Pessoas.aspx

    Wallace Oliveira
    www.venki.com.br

    ResponderExcluir